Tape Echo - IK Multimedia
Ecos quentes do passado - Tape Echo
Recriação fiel do muito procurado delay de fita Echoplex EP3.
A unidade original fez a sua aparição em 1969 e foi imediatamente adotada por músicos e guitarristas como o padrão para efeitos de delay.
O princípio por trás dele é o mesmo que de um gravador analógico tradicional, onde o sinal de entrada é impresso por uma cabeça de fita magnética em uma fita 1/4". A segunda cabeça da fita colocada depois reproduz o sinal gravado criando o efeito de delay. Variando a distância entre as duas cabeças determina o tempo de delay.
A Tape Echo IK Multimedia toma todas as "imperfeições" analógicas de eletrônicos de classe A com "headroom" moderado juntamente levando em conta a fita magnética e coloca-os sob controle do usuário, com a vantagem da flexibilidade e força do software: delays de tempo sincronizáveis da BPM, operação estéreo para duas linhas de delay independentes, automação completa.
Todos os comportamentos de produtos eletrônicos e de fita foram rigorosamente correspondidos: desde o chiado da fita, desgaste e miado e vibração até o zumbido da linha AC (selecionável entre tensões EUA e UE); com esses controles a Tape Echo pode ser usada como um delay analógico padrão, quando definido em conformidade ou forçado aos extremos, onde o uso do miado e da vibração, o ganho no pré-amplificador e o desgaste de fita fazem ela virar um gerador de efeitos selvagem.
Guitarra Surf
Repetições Saturadas
As trilhas de delay naturais e orgânicas cairão muito bem em um mix, dando a uma faixa sua própria perspectiva 3D, ainda harmonizando-se muito bem com o resto.
Um uso clássico para este módulo é nos vocais, onde a vantagem adicional dos delays de tempo sincronizáveis por BPM podem fazer ecos muito quentes e exuberantes.
Outro marco importante deste tipo de delay tem sido a guitarra de surf, onde a sua inconfundível assinatura "slap" transforma uma faixa de guitarra limpa comum em uma marca registrada.