Emulação de Mesas de Mistura

03-11-2017
A indústria de gravação está num lugar estranho agora.

Durante anos, cobiçamos o hardware analógico. Entrar em um estúdio bem equipado, sentindo-se como se fosse entrar no cockpit de uma nave alienígena.

Havia botões e interruptores e medidores em todos os lugares. Sentia-se como um santuário para a criatividade.

As coisas estão diferentes agora.

Muitos de nós trabalhamos em nossos laptops e misturamos no quarto.

Os registros de acerto estão sendo feitos usando o Virtual Recording Studios que imita os armários de microfones de estúdios famosos.

Existem plugins que imitam o hardware vintage de forma tão estreita, que estão ganhando Blind Tests.

Mas a cena é essa - mesmo depois de 50 anos, ainda estamos fazendo emulações do 1176. Talvez as coisas não sejam tão diferentes, afinal ...

Só porque nossos estúdios não estão cheios de botões e interruptores, isso não significa que não amamos o som. ;)


Rupert Neve

Neve foi um dos primeiros fabricantes de consoles populares. O som de seus primeiros consoles é gravado em inúmeros registros de sucesso. Seu pré-amplificador original, o 1073, é autodesenvolvido como "o pré-amplificador mais desejável do mundo".
Parte do encanto do 1073 é o EQ incorporado. Possui uma prateleira fixa a 12 kHz, duas bandas de baixo e médio alcance comutáveis ​​e um filtro passa-alto. Muitas vezes usado para os seus baixos mids de alta extremidade e gorduras sedosas.
Anos mais tarde, Neve renovou o design do amado pré-amplificador para "levar o lendário design 1073 para o próximo nível". O recém-projetado 1084 possui uma prateleira ajustável, um interruptor "Hi-Q" e inclinação ajustável para o HPF.
Ambos os modelos apresentaram frequências fixas nas quatro bandas. O que significa que você está aumentando 1,6 kHz ou 3,2 kHz - não está em algum lugar intermediário.
Neve 1073 / 1084s são emulados pela Slate Digital, Universal Audio and Waves.
Em 1973, a Neve lançou o console de mixagem 8048, que apresentava uma nova pré-amplificação combinada de microfone e seção de equalizador. Essas 1081 unidades apresentaram "sensibilidade notável e uma resposta rápida e musical aos transientes"

SSL
Solid State Logic, ou SSL, ganhou popularidade como fabricação de console depois de lançar seu console da série SSL 4000E em 1979. Mas não foi até que eles lançaram suas mesas da Série G alguns anos depois que engenheiros como Bob Clearmountain, Chris Lord-Alge e Andy Wallace começaria a jurar por eles.
Além de pré-amplificadores de som coloridos e punchy, ambas as mesas incluíam um módulo versátil de EQ de 4 bandas. Eles apresentaram duas bandas de gama média totalmente paramétricas e uma opção de curva de sino para os altos e baixos.
A mesa E Series usava botões castanhos para a banda baixa, enquanto a Série G usava preto. Embora possa não parecer uma grande diferença, eles realmente usaram cartões diferentes ('02' e '242'), o que produziu sons diferentes


API
Hoje, muitos pedaços de equipamento fora de borda vêm na forma de unidades da série 500. Essa tecnologia foi inventada em 1969 pela Automated Processes Inc., mais conhecida como API. Já em 1970, a API criava mesas modulares, equipadas com uma variedade de módulos da série 500 escolhidos manualmente. Enquanto muitos de nós pensam na lancheira como uma invenção moderna, a produção começou em 1985.
Ao longo dos anos, a API montou uma faixa de canal assassino, começando com o pré-amplificador de microfone de 512c. Muitas vezes descrito como "altamente musical e rico".
Infelizmente, ninguém ainda emulou o 512c ainda, mas o Slate possui uma configuração de API em sua coleção de consola virtual.
Em 1971, a API desenvolveu seu módulo de EQ 550A. O 550A possui 3 bandas com 7 freqüências selecionáveis. As bandas alta e baixa podem ser trocadas de prateleiras para formas de sino, e o HPF pode ser alternado dentro ou fora.
Uma das características mais legais é o "Proporcional Q", o que aumenta o valor Q e, mais difícil, você gira o botão de ganância. Essencialmente, o sino se torna mais estreito quanto mais você cortar ou aumentar.
Anos depois, a API desenvolveu o 550b, adicionando uma quarta banda para maior controlo nos médios.

© 2017 Carlos Ortiga. Riba de Ave
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