CLA-76 - Waves Audio

21-10-2017

O UREI 1176 foi o primeiro solid-state peak limiter, dependendo de um field-effect transistor (FET) para seu controle de ganho.

O que é único neste compressor, é que as características de ataque, attack, release, e ratio dependem do programa - comprimindo ou limitando a relação selecionada, mas aumentando o efeito de compressão após o transiente inicial de uma forma dependente do material do programa.

É conhecido por adicionar brilho e personagem excitante ao que quer que esteja comprimindo. Igualmente tão famoso como o LA-2A, o 1176 foi usado e reverenciado por engenheiros em tudo, desde vocais até misturas inteiras. Pode ser discado como uma ferramenta de redução de ganho funcional e inversamente como uma besta de retalhamento de tons - agressiva e espúria em uma guitarra vocal e vibrante, ótima na bateria.

A famosa configuração "todos os botões em" (rotulada ALL no CLA-76) funciona como a versão de hardware para comprimir bastante o Bus de bateria ou qualquer outra coisa que você deseja. Neste modo, a curva de compressão torna-se extrema e o tom saturado, com um atraso, deixando passar o ataque inicial.

O 1176 (e este plug-in) tem um conjunto de controle simples, mas expandido: um Knob de entrada para definir a quantidade de compressão; botões de attack e release; um Knob de saída; e botões para selecionar o ratio e as opções de VU.

O plug-in emula duas versões das unidades de hardware originais. A Revisão B é o modelo de faixa prateada, azul, conhecido no plug-in como "Bluey"; e a revisão D é a versão do painel preto LN (Low Noise), chamada "Blacky".

CLA-76 tem boas predefinições como pontos de partida. Eu encontrei o plug-in eficaz e aditivo em todos os lugares que eu usei. É ótimo para adicionar uma boa quantidade de peso tonal e clareza a um Kick, ou ajudando as guitarras a estarem mais presentes na mistura; e é divertido com uma variedade de opções para as vozes, e a lista continua.......

O 1176 e esta emulação são ferramentas simples e ótimas que fazem o trabalho e trazem algo especial para a música.
Encontrei pistas que beneficiaram do CLA-76 em cada mistura que fiz para The Dip. Eu gostei especialmente do que fez na pista do Kick, em conjunto com o Summit EQF-100, hardware mais antigo.

Esta combinação trouxe detalhes e deu uma boa agressividade.

É um excelente plugin para ser utilizado tanto em estúdio, como ao vivo.


© 2017 Carlos Ortiga. Riba de Ave
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora