Black 76 - IK Multimedia

14-11-2017

Provavelmente não há faixas gravadas profissionalmente onde esse aparelho não tenha sido utilizado

O Black 76 Limiting Amplifier é modelado com base no que é provavelmente o mais utilizado, conhecida e mais universalmente reconhecido compressor/limitador na indústria de áudio. É uma verdadeira lenda e um pedaço da história da produção musical.

Os engenheiros que fizeram este compressor baseado em FET atingiram um nível de inteligência e magia que só verdadeiros gênios visionários podem alcançar. Embora existam muitas revisões deste hardware, modelamos a versão LN, revisão E, porque é a única que tem a personalidade mais sonoramente reconhecida e procurada, graças ao seu transformador de entrada e estágio de saída classe A.

Todos os seus recursos foram modelados fielmente, desde o seu ataque rápido, uma peculiaridade deste modelo, até o modo "todos os botões ligados": este é um truque que o engenheiro usa para criar alguns efeitos muito intensos e selvagens, uma vez que, quando todos os botões são pressionados em conjunto, a distorção aumenta drasticamente devido às contínuas e radicais constantes mudanças no tempo; esta é uma boa maneira de obter distintas assinaturas sonoras.

É também uma unidade "preferencial" para tarefas de compressão padrão, graças à qualidade do som que dá a uma faixa, mesmo quando não está comprimindo, e à simplicidade de seus controles: basta definir o nível de entrada e saída para saber a estimativa de quanto é necessário reduzir o ganho, então uma vez definida a proporção, a compressão é rapidamente ajustada com os controles de constantes de tempo.

É difícil encontrar uma faixa ou fonte onde este compressor não vá soar bem; é praticamente capaz de dar autoridade e personalidade mesmo para a faixa mais estéril; baixo é um dos usos mais comuns para este plugin, mas o seu ataque muito rápido faz com que seja muito útil em fontes de percussão, como a caixa; vocais irão se beneficiar da sua compressão sólida, destacando-se na mixagem com bastante presença. Não é incomum ver um par destes compressores estéreos ligados através do barramento principal de um mixer, então o fato de que o modelo do T-RackS é tanto mono como estéreo torna esta técnica mais fácil de se replicar.

© 2017 Carlos Ortiga. Riba de Ave
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